Era uma vez cinco estudantes de criatividade que em 1982 resolveram abrir um espaço para cultivar possibilidades, potencialidades, auto conhecimento e transformações positivas a partir do fazer artístico. Deram ao espaço o nome de Pomar, por acreditarem nos benefícios de semeaduras adequadas, cultivos dedicados e colheitas merecidas. Ao longo do tempo a equipe inicial foi se transformando com chegadas e partidas, auxílios talentosos, interações prazerosas, e muito trabalho coletivo. Trinta e quatro anos depois e na UBAAT, celebra-se o caminho escolhido, os resultados alcançados, e expressa-se a gratidão ao Tao, que em sua infinita sabedoria e harmonia, propiciou as rotas, os percursos, os encontros, desencontros, descobertas e realizações.
Em 2004, organizamos o primeiro curso de Pós graduação Lato sensu em Arteterapia do Rio de Janeiro , que oferece um programa de acordo com os parâmetros curriculares, compatíveis com a obtenção de registro como arteterapeuta na AARJ (Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro). Neste processo já formamos dezoito grupos e temos quatro outros grupos em treinamento. Como ampliação da sustentação acadêmica à estas atividades, publicamos sete livros sobre o processo arteterapêutico, desenvolvendo com abordagem junguiana, uma metodologia própria, implementada no POMAR.

O POMAR desde 1982 aborda temas referentes ao universo da Arteterapia, e desde 1994 edita a Revista de Arteterapia: Imagens da Transformação, atualmente uma coleção com 15 volumes abordando diferentes campos de atuação em Arteterapia, e organizada com a colaboração de arteterapeutas do Brasil e do exterior.

NOSSA EQUIPE ORGANIZOU E COORDENOU O PRIMEIRO E O SEGUNDO CONGRESSO BRASILEIROS DE ARTETERAPIA
Estas ações que fazem parte de nossa história institucional , mesclam-se à história de consolidação do campo de conhecimento da Arteterapia no Brasil.
Em 1984 criamos nosso primeiro curso de formação para arteterapeutas , e seguimos neste percurso de formadores, estando atualmente trabalhando com o T89(octagésimo nono grupo). De nossos primeiros grupos formados são egressos a maioria dos arteterapeutas formadores em nossa região. (Rio de Janeiro)
Em 2004, organizamos o primeiro curso de Pós graduação Lato sensu em Arteterapia do Rio de Janeiro , que oferece um programa de acordo com os parâmetros curriculares, compatíveis com a obtenção de registro como arteterapeuta na AARJ( Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro ). Neste processo já formamos 17 grupos e temos quatro outros grupos em treinamento. Como ampliação da sustentação acadêmica à estas atividades, publicamos cinco livros sobre o processo arteterapêutico, desenvolvendo com abordagem junguiana , uma metodologia própria , implementada no POMAR.












